sábado, 16 de março de 2013

Resenha - Jogos Vorazes

AUTOR(A): Suzanne Collins
PÁGINAS:
EDITORA: Rocco

AVALIAÇÃO: ★★★★★

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?


Katniss e Gale moram na parte mais humilde do distrito 12, e ambos se viram obrigados a sustentar suas famílias depois que perderam seus pais em um acidente na mina. Para isso, precisam caçar e correr grande risco, pois é proibido, e se forem pegos poderão ser condenados a pena de morte. Já Peeta é filho do padeiro da cidade, mora em uma parte um pouco melhor e estuda na mesma escola que os dois. Mas até o dia da colheita, nunca haviam se falado.

Como acontece na maioria das histórias, Jogos Vorazes também tem seu triangulo amoroso. Eu particularmente torco para Katniss e Gale. Apesar do Peeta ser um fofo, na minha opnião, não combina muito com ela.

Durante a colheita nomes de todas meninas e meninos vão para a urna, e somente um casal é sorteado. Para horror de Katniss, sua irmã Prim, é escolhida. E para defendê-la, Katniss se oferece no lugar como tributo.

Em seguida, vão para a Capital, onde serão realizados os jogos. Se vestem com as melhores roupas, comem o que quiserem, antes de serem jogados em uma floresta, junto com mais 22 jogadores. O jogo dura mais ou menos duas semanas, e eles tem que caçar, defender-se, matar seus adversários e permanecer vivo

Um livro que flui rápido, e em nenhum momento se torna monótono. Pelo contrário, é daquele tipo de livro que gruda, você só larga quando chega na última página. E mesmo tendo um desfecho um pouco previsível, é apenas o primeiro livro de uma trilogia. Confesso que terminei sem a menor ideia do que acontecerá nos próximos dois e com muita expectativa para descobrir. Até lá "que a sorte esteja sempre com você".


Beijos.

4 comentários:

  1. Este livro é maravilhoso, na verdade a trilogia inteira é maravilhosa. Meus sentimentos ficaram a flor da pele lendo ele.
    Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Simplesmnete adoro essa trilogia. Todos deveriam ler logo!
    Vale tão a pena!

    Gostei da resenha, flor!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu li esse livro com baixas expectativas e me surpreendi MUITO! Se tornou um dos meus favoritos (:

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Adoro tanto esse livro.. já li duas vezes.

    ResponderExcluir